{legenda}
{creditos}
SHIRLEY DJUKURNÃ
(Krenak) (Rio Doce, 1981) pertence ao povo indígena Krenak do leste de Minas Gerais, Brasil. Formada em Jornalismo, publicidade e propaganda, atua na defesa dos direitos indígenas e dos rios sagrados contra a mineração. É escritora indígena, com livros publicados: A onça protetora e Cartilha Krenak. É coordenadora pedagógica de cursos de extensão voltada para a história indígena do Brasil, desenvolvido em parceria com Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares. Desenvolve trabalhos terapêuticos ancestrais voltados para a cura e para o despertar do ser humano. É professora atuando em parceria com escolas públicas e privadas da região, assim como as universidades e Centro Sócioeducativos. Atualmente está coordenando a construção do Instituto Shirley Djukurnã Krenak.
Bibliografia
· A onça protetora: borum huá kuparak (prosa; Paulinas, 2004)
Bibliografia Crítica Selecionada
Altemar, Larissa, e Danira Silva. 2021. «Reflexões sobre culturas indígenas e seus encontros com as crianças na educação museal». Cadernos de Sociomuseologia 62 (18): 65–75. https://doi.org/10.36572/csm.2021.vol.62.05.
Duarte, Morgana Machea. 2022. «“Vamos Descolonizar a Telinha:” Indigenous Women’s Social Media Activism in Brazil». Dissertação de mestrado, Saskatoon: University of Saskatchewan. https://harvest.usask.ca/handle/10388/14139.
Henrique, Paloma de Melo. 2019. «“A mãe terra nos anima”: mulheres indígenas contracolonizando a literatura e as artes visuais no Brasil: inspirações para a introdução de uma educação decolonial na escola». Dissertação de mestrado, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206373.