Geni Mendes de Brito

Pós-Doutoranda pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o  projeto  intitulado Retratos das ilhas e da insularidade na literatura cabo-verdiana, orientada pela Professora Auxiliar da Faculdade de Letras  da Universidade de Coimbra, responsável pela área de Literaturas  Africanas de Língua Portuguesa e Membro do Centro de Língua Portuguesa, Doris Wieser;  Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-(UFRN); com estágio no Programa de Doutorado Sanduíche, na Faculdade de Letras- da Universidade de Lisboa financiado pela Fundação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Mestre em estudos literários pela Universidade Federal do Piauí, especialização em Língua espanhola pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá- Rio de Janeiro; especialização Comunicação Social pela Universidade São Francisco- Bragança Paulista- São Paulo; Especialização em Literatura Latino-americana e Caribenha pela Universidade "Felix Varela"- Santa Clara- Cuba; Licenciatura plena em Letras- Inglês pela Universidade Estadual do Piauí; Licenciatura em Letras Francês pela Universidade Católica de Louvain-la-Neuve- Bélgica. Participa do Grupo de Pesquisa Brasil Cabo Verde: Literatura, Educação e História UERJ-CNPq- sob a coordenação da Professora Doutora Norma Sueli Rosa Lima; pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Afro- NEPA/CNPq, sob a liderança do Professor Doutor Élio Ferreira de Souza- da Universidade do Estado do Piauí;  desde 2018. Coordena o  Grupo  literocultural "Vozes da África- caminhos itinerantes”. É membro da equipa do projeto WomenLit.

debritogeni@gmail.com

Rita Chaves

Professora Associada de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1984) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (1993), com dois estágios de Pós-doutorado na Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Angolana, Literatura Moçambicana, África, Angola, Literatura e Antropologia. É membro da equipa do projeto WomenLit.

ritachaves@hotmail.com

Susan de Oliveira

É Pós-doutorada em Literatura Comparada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2015); doutorada em Literatura (2006), Mestrado em Literatura (2001) e graduação em geografia (1993), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pelo Instituto Camões, Lisboa (2009). Professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, desde 2009. Experiência na área de letras, com ênfase em literatura portuguesa, literaturas africanas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais e literatura comparada. Os principais temas de interesse e pesquisa são as literaturas africanas, as culturas africanas em África e na diáspora, as literaturas e culturas das periferias com ênfase no rap e formações culturais do hip hop. Coordena o Núcleo de Estudos de Poéticas Musicais e Vocais. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC.É autora de diferentes artigos e capítulos com revisão por pares, tais como “Isto aqui é uma guerra: O RAP de protesto no Brasil” (2019) e “Indígenas, imigrantes, pobres: o afropolitanismo no rap crioulo” (2015).  Co-Investigadora Responsável do projeto WomenLit.

susandeoliveira7@gmail.com

Sophia Catarina Rosa

 Bacharelanda no último semestre do curso de Letras Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina.Em 2019, estudou por dois semestres na Universidade de Lisboa através do programa de intercâmbio ERASMUS. Participou do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) da UFSC, e possui três ciclos como bolsista de Iniciação Científica, o que lhe rendeu experiência em pesquisa. Em 2022, foi co-autora de artigo publicado pela Revista Letras ao lado da Professora Doutora Alinne Balduino Pires Fernandes. Atualmente também estuda para obter certificações nas áreas de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação, além de atuar como tradutora e revisora freelancer.

Colaboradora Voluntária

Stefani Ceolla


Jornalista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), atua na área da comunicação desde 2004. Entre as experiências profissionais estão produção, reportagem nas áreas de segurança, geral, variedades e política, e edição. Atualmente, trabalha na comunicação do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) e é voluntária no Projeto Integrar, que oferece curso pré-vestibular gratuito em Florianópolis. Em 2019, ingressou no curso de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2021, ao lado de Caroline Passos, criou o podcast Posfácio para falar sobre livros.
 

Colaboradora Voluntária