KARINE BASSI
Pseudónimo literário de Karine Silva Oliveira. O seu trabalho editorial serão abordados nesse primeiro momento, tendo como destaque a obra referida acima a qual será analisada em detalhe como também, o segundo volume da coletânea: Raízes – Resistência Histórica,Volume II, e Ancestralidades – Escritores Negros, através dos quais chegaremos a muitos autoras e obras para este projeto.
![](multimedia/images/WL/autoras/dalva_maria_soares.jpg)
DALVA MARIA SOARES
Participa das coletâneas Raízes - escritoras negras: resistência histórica (Venas Abiertas, 2018), Raízes - escritoras negras: resgate ancestral (Venas Abiertas, 2019) e Ócios no ofício: antologia poética (Venas Abiertas, 2020); Para diminuir a febre de sentir (Venas Abiertas, 2020) e Do menino (Venas Abiertas, 2021).
ELIANE POTIGUARA
(Rio de Janeiro, 1950) é escritora, poeta, ativista, e professora, descendente do povo dos potiguara de seus avós, migrantes nordestinos. É formada em Educação e Letras pela UFRJ e em Educação e Meio ambiente pela UFOP. Conselheira da Fundação Palmares, membro da organização internacional ASHOKA (empreendedores sociais).
![](multimedia/images/WL/autoras/marcia_kambemba.jpg)
MÁRCIA WAYNA KAMBEBA
(Nome artístico de Márcia Vieira da Silva) (Tabatinga, 1979) é uma poeta e geógrafa brasileira. De etnia Omágua/Kambemba nasceu numa aldeia Ticuna em 1979. Viveu ali até os oito anos de idade, quando se mudou com a família para São Paulo de Olivença. É graduada em Geografia pela Universidade de Estado do Amazonas (UEA).
ALINE PACHAMAMA
(Puri) Mulher originária do Povo Puri da Mantiqueira. Historiadora, escritora e ilustradora, é doutora em História Cultural pela UFRRJ. É também a idealizadora e fundadora da Pachamama Editora, uma editora formada por mulheres originárias/indígenas. Em julho de 2016, com o projeto de Reparação Linguística, Histórica e Cultural da Pachamama Editora, começa a publicar os primeiros livros bilíngues e polilíngues de originários.
GRAÇA GRAÚNA (Potiguara)
(São João do Campestre, 1948) é o pseudônimo de Maria das Graças Ferreira. Escritora, crítica literária e professora de literatura e direitos humanos. Indígena Potiguara, nasceu em 1948, em São José do Campestre - Rio Grande do Norte. Integra o grupo de Escritores Indígenas. É graduada, Mestre e Doutora em Letras, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Pós-doutorada em Educação e Direitos Humanos, pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
SHIRLEY DJUKURNÃ
(Krenak) (Rio Doce, 1981) pertence ao povo indígena Krenak do leste de Minas Gerais, Brasil. Formada em Jornalismo, publicidade e propaganda, atua na defesa dos direitos indígenas e dos rios sagrados contra a mineração. É escritora indígena, com livros publicados: A onça protetora e Cartilha Krenak.
TRUDRUÁ DORRICO
(Macuxi) (Guarajá-Mirim, 1991) nasceu nas terras da cachoeira pequena, mais conhecida como Guajará-Mirim. Porém, foi nas margens do Rio Madeira, onde cresceu que ouviu as histórias que sua mãe contava “dessas gentes que viviam lá quando acaba o Rio Amazonas”. É Doutora em Teoria Literária pela PUC-RS e curadora de literatura indígena.
![](multimedia/images/WL/autoras/ZeLIA_BALBINA_PONa_PURI.jpg)
ZÉLIA BALBINA
(Ponã Puri) Produtora Cultural, Escritora, Poeta, atriz e pesquisadora; Embaixadora da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Suisse/France. Cofundadora do Movimento de Ressurgência Puri – MRP, Membro da Associação Internacional de Poetas, Membro da Academia Panamericana de Letras e Artes, Membro do InBrasCI (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais) e Membro do Movimento de Poetas Del Mundo (do Chile).
ROSI WHAIKON
Rosilene Pereira é indígena do povo Waíkhana, também reconhecido como Piratapuia. Indígena brasileira, ativista, poetisa, cientista/ ex-diretora da Federação das Organizações indígenas do Rio Negro – FOIRN, ex-bolsista do International Fellowships Program – IFP da Fundação Ford no ano de 2010, é Mestre em Antropologia Social – UFAM, com a dissertação intitulada Criando Gente no Alto Rio Negro um olhar Waíkhana, onde fez um estudo sobre conhecimentos indígenas na educação de crianças , analisando os aconselhamentos, as narrativas, e saberes acerca de temas como captura de peixes, insetos e manejo de mandioca.